O I Seminário SAFE - 11 anos de agroecologia na UFPE, a ser realizado nos dias 12 e 13 de Setembro no Centro de Biociências da UFPE, surge com o intuito de apresentar um pouco da história do SAFe (fundação, apoio, dificuldades e projetos), as atividades desenvolvidas ao longo do segundo Projeto de Extensão em andamento em 2019 e discutir, frente aos desmontes da educação, a importância da resiliência agroecológica.

Fazem parte da programação do I Seminário SAFE, oficinas, roda de conversa sobre tradição cultural e natureza, exposição de paineis, mesas redondas e intervenções artísticas.

 

nome.png
7. Logo profciamb_ufpe.png
kit de logos CASA Cidades.png
 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de setembro

(quinta feira)

9h às 13h | Oficinas: Biofertilizante e Biocosméticos

14h às 16h | Roda de conversa Cultura tradicional e natureza, com Dona Cila do Coco, Mãe Beth de Oxum e Edinaldo Xukuru

Dia 13 de setembro

(sexta feira)

8h | Solenidade de abertura, com a participação de representantes convidados de vários segmentos da sociedade.

10h | Intervalo

10h30 | Mesa Redonda: Resiliência agroecológica frente aos desmontes da educaçãocom Luiza Cavalcante (Militante da reforma agrária em Pernambuco), Felipe Melo (Chefe do Laboratório de Ecologia Aplicada UFPE) e representante do Diretório Acadêmico de Direito UFPE (Gestão Rebuliço)

Dia 13 de setembro

(sexta feira) cont.

13h | Exposição de painéis sobre projetos desenvolvidos pelo SAFe e parceiros da Rede Fundo CASA, além de pesquisas científicas desenvolvidas no SAFe

14h30 | Vivência de introdução à Ecologia Profunda,

com Cecília Costa (Departamento de Botânica - UFPE)

15h30 | Intervalo

16h | Mesa Redonda Tripé de atuação do SAFe: Ensino , Pesquisa e Extensão, com Márcia Vanusa (Departamento de Bioquímica da UFPE), Roxana Barreto (Departamento d Botânica UFPE) e Cynthia Rodrigues (professora de Biologia da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte)

18h às 20h | Intervenção EXtações - Minerva Ciccone (resultado de pesquisa artística no SAFe)

                     DJ

OFICINAS

 

Oficina de Biofertilizante Fermentado

Para as plantas serem saudáveis elas devem ter uma nutrição adequada e equilibrada. Pois como cita a mestra Ana Primavessi, em seu livro, Manual do solo vivo: “solo saudável, planta saudável, ser humano saudável.” É neste intuito que propomos a oficina de biofertilizante fermentado.  Tornando a adubação organomineral mais eficiente e saudável. Produzindo um fertilizante de altíssima qualidade e totalmente orgânico. Receita camponesa centenária sistematizada pelo agrônomo colombiano Jairo Restrepo, sendo aqui compartilhada para disseminação e saúde das plantas e das pessoas.

Incluso na Inscrição: 1L de Biofertilizante fermentado, retirada após 30 dias do preparo.

biocosmeticos.png
biofertlizante_edited.png
 

BAIXE O CATÁLOGO

Em breve disponibilizaremos um catálogo com o histório do SAFe, temas discutidos etc.

 

COMO CHEGAR